quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alfredo Oliveira lança livro sobre movimento comunista paraense: Cabanos & Camaradas

Na última terça feira foi lançado no hall da Assembléia Legislativa, o livro Cabanos & Camaradas, de autoria do veterano comunista Alfredo Oliveira, com mais de 700 páginas, contando a história do movimento comunista paraense, especialmente quadros e dirigentes que militaram no PCB, o Partidão. Alfredo Oliveira, médico aposentado, ingresso na militância em 1958, recrutado no movimento estudantil por Humberto Lopes, natural do CE, e que por determinação do Comitê Central do Partidão, veio reorganizar o Partido no Estado, atuando como Secretário Político entre 58 e 64, até ser preso no dia 31 de março, ao lado da sede da UAP, na Av. José Malcher.

O Livro narra as lutas do povo desde a Cabanagem, a formação dos primeiras organizações operárias, até a fundação do Partido no Estado antes de 1930. A partir daí, o livro passa a mostrar as contradições vividas pelos nossos primeiros camaradas, em apoiar ou não o governo de Magalhães Barata, e o surgimento da Aliança Libertadora Nacional (ALN), o início da militancia de João Amazonas, Pedro Pomar, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes, entre outros. (Foto abaixo o veterno dirigente comunista Sá Pereira)
O livro mostra com detalhes a reorganização do Partido após o fim da 2º Guerra Mundial, o ascenso com a chegada de Humberto Lopes, a cooptação de Ruy Barata e Raimundo Jinkiings, que seria então o mais longo Secretário Político, entre 1965 e 1995, ou seja, 30 anos, sendo sucedido por Leila, sua filha. Esta por sua vez conduz o Partido por mais 10 anos até mudar-se para Brasília, e por discordância da linha política, se filia no PCdoB, o que no entendimento do autor, significa o fim do PCB no Estado.


A cereja do bolo: o melhor do livro no entanto são as bibliografias. São quase 100 Camaradas que tiveram sua militancia esquadrinhada pelo autor, entre eles o Senador Abel Chermont (que foi depois suplente de Prestes na Constituinte de 46!), Ruy barata, Raimundo Jinkings, Imbiriba da Rocha, Mario Manito, Benedito Monteiro, Almir Gabriel, Osvaldo Coelho, Sá Pereira, e dezenas e dezenas de militantes comunistas, que atuaram nas frentes de massa, institucional, de idéias, nos anos 30, 40, 50, 60 70, 80, alguns por quase 50 anos, enfim o mais rico manancial que existe sobre a história do movimento comunista paraense. Alguns dados da bibliografia de João Amazonas e Pedro Pomar contidas na obra, são dados novos, e que lançam luzes sobre a militãncia desses gigantes Comunistas, que reorganizaram o nosso Partido em 1962, após Prestes e sua turma terem embarcado na canoa revisionista e na aliança com a bruguesia nacional, fundado no famoso Manifesto de Março de 1958.
Questionado o porque da ausência de importantes quadros do PCdoB entre os bibliografados, como Paulo Fonteles e Neuton Miranda, Alfredo Oliveira, muito simpático, nos disse que o livro "era uma tarefa que tinha como alcançe o Partidão, mais que tinha muito apreço pelo PCdoB, pelo Paulo e pelo Neuton".

Foi uma noite muito emocionante, centenas de Comunistas presentes, dezenas deles, com mais de 70 anos! Vários deles com hitórias incríveis de lutas, suor e sangue! Foi um encontro também de gerações, haviam jovens, que acreditam que o socialimo é o rumo da humanidade! Pelo PCdoB estiveram presente os camaradas Jorge Lopes de Farias e Mario Hesketh

2 comentários:

Nairo Bentes; disse...

Onde comprar o livro?

O Partido Comunista do Brasil disse...

Camarada Nairo, na Fox Vídeo por R$ 50,00.