terça-feira, 31 de agosto de 2010

Investigação revela crimes de rede de prostituição internacional: trabalho escravo, tráfico etc.

Investigações de autoridades espanholas e brasileiras indicam que as redes de prostituição que atuam nos dois países envolvem crimes como formação de quadrilha e tráfico de drogas.Investigações preliminares de autoridades espanholas e brasileiras indicam que as redes de prostituição que atuam nos dois países envolvem uma série de outros crimes, como formação de quadrilha e tráfico de drogas e estimulantes sexuais. A revelação foi feita na segunda-feira (30), depois de ser desbaratada a rede que aliciava jovens brasileiros para fins sexuais nas cidades espanholas de Palma de Mallorca, Madri, Barcelona, Alicante e León.A Polícia Nacional da Espanha prendeu 14 pessoas. Em Palma de Mallorca, oito pessoas são mantidas presas, em Leon, três, em Barcelona, Alicante e Madri há três detidos. As informações são do Ministério do Interior da Espanha.Há seis meses, os policiais brasileiros e espanhóis investigam o esquema de prostituição. Os jovens eram atraídos para a Espanha com a promessa de emprego e salário elevado.Ao desembarcar, eles eram obrigados a se prostituir para pagar dívidas, que chegavam a mais de 4 mil euros. A ordem era que atendessem em diferentes casas de encontro e ficassem à disposição para programas 24 horas por dia.Detalhes da operação que desbaratou o esquema serão divulgados nesta terça-feira (31), durante entrevista coletiva em Madri. Representantes da Polícia de Investigação e da Unidade Central contra Redes de Imigração e Falsidades Documentais forneceram as informações, segundo o Ministério do Interior.De acordo com as investigações, o comando da rede de prostituição ficava na cidade de Palma de Mallorca, de onde controlava as ações em Madri, Barcelona, Alicante e León. Para atrair clientes, a rede colocou anúncios na seção de contatos de vários jornais e em páginas na internet, inclusive com fotografias de crianças e adolescentes.As vítimas eram obrigadas também a pagar aos líderes do esquema metade do que recebiam pelos programas, mais 200 euros para alojamento e refeições. Havia ainda ameaças constantes de pressão e até de morte.Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Serviço Florestal marca audiência pública de concessão de Crepori em Jacareacanga (PA)

O Serviço Florestal Brasileiro vai realizar audiência pública para debater o pré-edital de concessão na Floresta Nacional do Crepori no dia 16 de setembro em Jacareacanga (PA) – o município tem o menor PIB per capita do país, segundo o IBGE. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).
O pré-edital de concessão que será discutido com a sociedade está disponível em www.florestal.gov.br. Por meio do documento, os interessados têm acesso às principais informações da licitação, como o tamanho total da área que será concedida e de cada unidade de manejo florestal, preço mínimo por metro cúbico de madeira e critérios que serão analisados no julgamento das propostas.
A concorrência é voltada a associações, cooperativas e empresas do setor madeireiro, e dá o direito à extração de madeira e de produtos não madeireiros – óleos, resinas e cascas, por exemplo – em 231 mil hectares por 40 anos, período de duração do contrato assinado com o governo.
Além da audiência pública em Jacareacanga, haverá encontros com a população dos distritos Moraes Almeida e Creporizão, ambos no município vizinho, Itaituba, situado na área de influência da Flona do Crepori.
A partir das contribuições recebidas da população, o Serviço Florestal vai elaborar o edital, quando então será aberto o prazo para envio das propostas de técnica e preço pelas empresas.
A concessão florestal é a delegação onerosa que dá o direito de realizar o manejo florestal sustentável para a produção de bens e serviços. A Flona do Crepori será a quarta a passar pelo processo de concessão florestal federal, após as flonas do Jamari (RO), Saracá-Taquera (PA) e do Amana (PA). (Fonte: MMA)

Pesquisa IBOPE noPará

Lucy Silva
Direto de Belém

A primeira pesquisa do Ibope para as eleições ao governo do Pará aponta liderança do candidato Simão Jatene (PSDB), com 43%, sobre a segunda colocada, Ana Júlia Carepa (PT), da coligação 'Acelera Pará', que tem 33% na modalidade estimulada.Na terceira posição está Domingos Juvenil (PMDB), com 6%. Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) empataram na quarta posição, com 2%. Brancos e nulos somam 14%.

A pesquisa havia sido embargada à pedido da coligação da ex-governadora Ana Júlia Carepa, em caráter liminar, na última sexta-feira (27), mas a decisão foi suspensa na noite de ontem e a pesquisa foi liberada para divulgação. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea, quando não é dito o nome dos candidatos aos entrevistados, o candidato tucano tem 29% das intenções de votos, contra 18% da petista. O peemedebista Domingos Juvenil tem 4% das intenções de voto e os demais candidatos têm 1%. Brancos, nulos e indecisos foram 47%. Levando em conta somente os votos válidos, não haveria segundo turno, pois Janete seria eleito com 51% dos votos, contra 38% da candidata a reeleição.

Disputa presidencial

A pesquisa também contemplou as intenções de voto para Presidência da República. Nela Dilma Rousseff (PT) aparece na liderança das intenções de voto no Pará, com 52%, contra 31% de José Serra (PSDB). Em terceiro está Marina Silva (PV), com 9% e, em quarto, Zé Maria (PSTU), com 1% da preferência dos eleitores. Os candidatos Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Plínio de Arruda (PSOL) e Rui Pimenta (PCO) não foram citados. Brancos, nulos e indecidos somam 6%.

Pela pesquisa 79% dos eleitores da candidata à reeleição no Pará, Ana Júlia Carepa, e 40% dos que querem votar em Simão Jatene, escolheram Dilma como Presidente. Com relação a José Serra, 14% dos eleitores da candidata a reeleição no Pará; e 49%, dos eleitores de Jatene devem votar no tucano para Presidente. Marina Silva tem 4% dos eleitores de Ana Júlia e 9% de Jatene.

A pesquisa, encomendada pela TV Liberal, foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, com 812 eleitores e registrada no dia 23 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o número 14954/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 26140/2010.

domingo, 29 de agosto de 2010

Plenária Geral da Campanha Ana Julia 13 - Paulo Rocha 131 – Dilma 13

Será realizada na próxima segunda-feira (30) às 19 horas no Pará Clube, a plenária Geral da Campanha Ana Julia 13, Paulo Rocha 131 e Dilma 13 no Estado do Pará. O grande encontro será um momento para fomentar novas idéias para a campanha, além de expor o que vem sendo feito para o Estado continuar acelerando. Filiados, companheiros de campanha, simpatizantes des estão convidados a participar.

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Dia 29 de agosto

Em 1730 – Nasce em Vila Rica, filho de escrava alforriado ao batizar-se, Antonio da Silva Lisboa, o futuro “Aleijadinho”. Mestre em artes plásticas em pedra e madeira em MG.

Em 1871 – A Câmara vota (61 votos a 35) a Lei de Ventre Livre. Filho de cativa, cativo não é, maas fica até os 21 anos sob a tutela do senhor.

Em 1968 – PM e PF invadem a UNB e prendem o lídder estudantil Honestino Guimarães, presidente da UNE que será assassinado nos cárceres da ditadura.

Em 1983 – Termina o Congresso de fundação da CUT em S. Bernardo, SP.

Netinho empata com Quércia no segundo lugar da disputa por vaga de senador por São Paulo

O cantor, apresentador e vereador Netinho de Paula (PC do B) subiu sete pontos e já está empatado tecnicamente em segundo lugar com Orestes Quércia (PMDB) na disputa por uma vaga de senador por São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 23 e 24, Netinho passou de 17% para 24% na intenção de voto, enquanto Quércia oscilou de 25% para 26%. A margem de erro é de dois pontos.

Marta Suplicy (PT) manteve o patamar de 32% e continua liderando a disputa paulista. O senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, caiu para a quarta posição, com 16% (tinha 23%). Ciro Moura (PTC) aparece em quinto, com 13%, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) cresceu quatro pontos e chegou à sexta posição, com 9%. Mais atrás estão Moacyr Franco (PSL), com 7%, Ana Luiza (PSTU), com 4%.

Em seguida vêm Ricardo Young (PV), Afonso Teixeira (PCO) e Serpa (PSB), com 2% cada um, e Marcelo Henrique (PSOL), Dirceu Travesso (PSTU), Mazzeo (PCB) e Ernesto Pichler (PCB), com 1% um. Doutor Redó (PP) foi citado, mas não atingiu 1% das menções.

Votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 8%, e para uma das vagas, 13%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 24%, e 14% estão indecisos com relação aos dois votos.

Foram ouvidos 2.088 eleitores em 59 municípios de São Paulo. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.451/2010.

O Globo

sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma abriu 24 pontos segundo IBOPE

Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra, diz Ibope

Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a candidata Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/O Estado de S. Paulo/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral. Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais – respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do país. No Rio de Janeiro, terceiro estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UBM relança sua página eletrônica nesta sexta

As mulheres do Brasil ganham mais um eficiente canal de comunicação. A União Brasileira de Mulheres (UBM) faz o relançamento da sua página eletrônica nesta sexta-feira (27), às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto, com novo visual, mais conteúdo e funcionalidades, continuará a trabalhar em defesa da garantia dos direitos das mulheres, além de dar ainda mais visibilidade ao movimento feminista.

O novo site visa explicar melhor o trabalho que a UBM vem desenvolvendo há 22 anos em todo o país, servindo para dar publicidade a ações como o manifesto “Mulher Seu Voto Não Tem Preço”, lançado este ano pela entidade. Outra novidade será o espaço destinado à revista Presença de Mulher, publicação da entidade que estará disponível para leitura on-line. A seção “notícias”, espaço para a divulgação das atividades da entidade, também contará com as principais notícias relacionadas ao universo que compreende a luta das mulheres.

Endereço eletrônico: www.ubmulheres.org.br
E-mail: ubm@uol.com.br/elzacampos@ubmulheres.org.br
Mais informações: Elza Campos – 41 9901 8699/ 9667 9532

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Dia 27 de agosto

Em 1828 – Acordo entre Brasil-Argentina reconhece o Uruguai como estado-tampão independente e fixa os limites do Rio Grande do Sul.
Em 1957 – Passeata no Rio contra lei que limita o direito de greve.
Em 1961 – Os ministros militares vetam a posse de João Goulart na presidência. Leonel Brizola, governador do RS, afirma que garante a posse “a bala se for preciso”. O ministro da Guerra manda depô-lo, mas o comando do 3º Exército desobedece. Começa a Campanha da Legalidade, com centro no RS.

1978 – Movimento do Custo de Vida reúne 10 mil pessoas na Sé, São Paulo, após coletar 1,3 milhão de assinaturas. Enfrenta forte repressão.

1980 – Bomba, armada pela direita, mata Lyda Monteiro da Silva na sede da OAB-RJ. Outras visavam a Câmara do Rio e a Tribuna Operária.

1995 – 8ª Conferência do PCdoB aprova Programa Socialista.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Plenária do PCdoB traz Socorro Gomes ao Pará

Na próxima sexta-feira (27) a presidente do Conselho Mundial da Paz e Membro do Comitê Central do PCdoB, Socorro Gomes, estará em Belém para integrar a grande plenária de apoio a candidatura a deputado federal de Jorge Panzera, e dos 60 candidatos a deputado estadual no Pará.
Dia: 27/08/2010 (Sexta-Feira)Hora: 18h30Local: Águia ( Sociedade Beneficente dos Servidores Civis do Ministério da Aeronáutica de Belém)Endereço: Travessa 09 janeiro, nº 1569, entre Gentil e Magalhães Barata, em frente ao Museu Emilio Goeldi, Bairro: Nazaré –Belém/PA.

TODOS ESTÃO CONVOCADOS!!!!! CAPTOU!!!!

Dieese: 97% das categorias conquistam INPC ou aumento real

Nada menos que 97%) de 290 categorias que tiveram suas campanhas salariais acompanhadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) conquistaram um reajuste igual ou superior à inflação (INPC) em negociações ocorridas durante o primeiro semestre deste ano, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo órgão. Além disso, notam os pesquisadores, os reajustes obtidos foram melhores do que os ganhos salariais negociados em 2008 (ano de crescimento econômico) e em 2009 (ano de plena crise, em que o país não cresceu). O resultado reflete o bom desempenho da economia, redução do desemprego e maior oferta de postos de trabalho, o que favorece a luta dos sindicatos e trabalhadores.

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Dia 26 de agosto:

Em 1789 – A Constituinte da Revolução Francesa aprova a Declaração dos direitos do homem;
Em 1883 – A Confederação Abolicionista lança seu manifesto, no teatro Pedro II no Rio
Em 1950 – Realiza-se o 1º Congresso do Negro Brasileiro, na ABI, Rio.
Em 1983 – Começa o Congresso de fundação da CUT em S. Bernardo, SP.
Em 1999 – Chega a Brasília a “Marcha dos 100 mil pelo Brasil”, liderada pelos partidos de esquerda, CUT, MST, UNE e incontáveis representações dos movimentos sociais para entregar um abaixo assinado de 1,3 milhão de assinaturas, pedindo CPI sobre o papel de FCH na privatização das teles.

Inauguração do comitê Jorge Farias



O candidato a deputado estadual do PCdoB, Jorge Farias (65.169), inaugurou durante a noite desta quarta-feira (25) o seu comitê de campanha, em Belém. O evento teve a participação do candidato a deputado federal pelo Partido, Jorge Panzera, militantes, amigos, simpatizantes da campanha do lado esquerdo do peito.

Jorge Panzera destacou que o comitê serve para que o candidato reúna com os eleitores e apoiadores. “Esta inauguração marca o inicio de um ponto de encontro importante para a vida do povo. Nossas candidaturas são comprometidas com um projeto político, e o Jorge Farias representa este projeto de comprometimento com a luta do povo”, disse.

“Convocamos todos para a luta, acredito na mudança de consciência do nosso povo”, destacou o candidato a deputado estadual, Jorge Farias. Em seu discurso, Farias lembrou-se de uma reunião que participou em Marituba, onde uma senhora disse a ele que já vendeu seu voto, mas que não venderia mais o seu voto, e que queria um candidato comprometido com a luta do povo, como ele (Jorge Farias).

Os candidatos a deputado estadual do PCdoB, Roquevan e Mário Brito, e o presidente do Partido também prestigiaram o evento.

Serviço:
Comitê Jorge Farias 65619
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 1485
Fone: (91) 3087-1509
Coordenador: Roberdam

Texto e Imagem: Isa Arnour

Seminário comemora cinco anos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo


Pontos vermelhos do mapa mostram onde estão concentradas as propriedades que fazem parte da "lista suja".

O Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que reúne mais de 130 empresas e organizações para combater o trabalho escravo na economia brasileira, está completando cinco anos. No próximo dia 1º de setembro, o Comitê de Coordenação e Monitoramento do Pacto realizará seu terceiro seminário nacional para discutir os avanços obtidos até agora e os desafios que ainda existem para erradicar esse crime contra os direitos humanos.

O encontro, que ganha caráter internacional nesta edição, reunirá os signatários para um balanço do cumprimento do acordo, a apresentação de resultados do monitoramento e discussões sobre a situação nas cadeias produtivas com incidência desse problema, além de apresentações de boas práticas empresariais contra a escravidão contemporânea.

Os signatários do Pacto Nacional assumiram o compromisso de cortar relações comerciais com fazendas e empresas envolvidas em casos de trabalho escravo e de promover o trabalho decente. O Brasil tem mais de 17 milhões de trabalhadores rurais, distribuídos em mais de 4,5 milhões de propriedades rurais. Parte considerável desse universo sofre influência, direta ou indireta, das empresas e associações signatárias do Pacto, que representam mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Com 20 pontos de vantagem, Dilma supera Serra até em SP e RS

A candidata a presidente Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Dilma abriu 20 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB, que está com 29%, segundo pesquisa Datafolha.

Os contratantes do levantamento, realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, são a Folha de S.Paulo e a Rede Globo. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos (os que são dados apenas aos candidatos) e venceria no primeiro turno.

Todas as oscilações nacionais de voto se deram dentro do limite da margem de erro. Dilma tinha 47% na sondagem do dia 20, enquanto Serra estava com 30%. Marina Silva (PV) manteve-se em 9%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. E 8% estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.

O novo levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.

Em São Paulo — estado governado por Serra até abril e por tucanos há 16 anos —, Dilma saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. O ex-governador caiu de 41% para 36%. Na capital paulista, governada por Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra, ela tem 41% e ele, 35%.

Já no Rio Grande do Sul, a candidata saiu de 35% e foi a 43%. Já Serra caiu de 43% para 39% entre os gaúchos. Serra se mantém ainda à frente em alguns poucos estratos do eleitorado. Por exemplo, entre os eleitores de Curitiba, capital do Paraná, onde registra 40% contra 31% de sua adversária direta.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A “onda Dilma” precisa envolver eleição para o Congresso e Governadores

O anúncio, no sábado (21), da dianteira de 17 pontos percentuais alcançada por Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais sobre o candidato da direita à Presidência da República, José Serra (segundo o Datafolha, ela tem 47% das preferências, contra 30% do tucano) aprofundou o desânimo e a apatia na campanha da oposição. E, simultaneamente acendeu a luz verde para outra disputa, que ganha destaque: a luta para derrotar a direita e os conservadores também na Câmara dos Deputados e no Senado e nos Governos Estaduais.

Para dar continuidade e avançar nas mudanças que o Brasil precisa é indispensável para Dilma ter forte base entre os Governadores, e no Congresso Nacional. É preciso crescer a força da esquerda como núcleo impulsionador do processo de mudanças. Daí a importância de eleger Ana Júlia, Paulo Rocha, Jorge Panzera para deputado federal e os candidatos a deputado estadual do PCdoB para a Assembléia Legislativa. CAPTOU!!!!!

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

O Blog do Açaí inicia hoje a série “O Dia de Hoje na História”. Os seguidores do Blog do Açaí estão chamados a contribuir levantando fatos importantes de nossa história.
A atividade de contar a história é orientada pelas idéias das classes que compõem a sociedade. “Cada classe social busca no passado os fatos com os quais compõem o mosaico de sua visão de mundo.” Procura os fatos marcantes, seus heróis valorizando os momentos criativos que tiveram papel importante no processo de acumulação de experiência e de força. Como o Blog do Açaí, está comprometido com os interesses das classes trabalhadoras, será nesta perspectiva que levantaremos fatos importantes na luta dos povos em busca de sua emancipação.

Aconteceu no dia de hoje, 25 de agosto:
- em 1798 – Os conjurados baianos reúnem-se para precipitar sua rebelião. A polícia ataca: dezenas de prisões, casas invadidas, torturas.
- em 1882 – Morre Luis Gama, ex-escravo, vendido pelo próprio pai, advogado e poeta, abolicionista pioneiro em SP.
- em 1954 – 500 mil pessoas conduzem o corpo de Getúlio Vargas ao Aeroporto Santos Dumont e enfrentam tropa da Aeronáutica no Rio.
- em 1961 – Jânio Quadros renuncia à presidência da república na ausência de seu vice, João Goulart, em viagem à China. Os ministros militares vetam a posse de Jango (João Goulart). Greve na E. Ferroviária Leopoldina, inicia a Campanha pela Legalidade, defendendo a posse do Vice-presidente.
- em 1992 – Grandes atos contra Collor: SP (500 mil), AL (30 mil), PE, BA, PA, MG, PR e PB.

Perseguido no Pará, Lúcio Flávio Pinto escreve aos blogueiros

O jornalista Lúcio Flávio Pinto, de Belém (PA), é ganhador dos principais prêmios de Jornalismo no Brasil. É um exemplo de ética, coragem, competência e dignidade para todos nós que atuamos na imprensa. Por falar a verdade contra os poderosos do Pará, responde a vários processos. Desde que eles começaram, Lúcio Flávio procurou oito escritórios de advocacia de Belém. Nenhum aceitou defendê-lo.

Por Conceição Lemes, no Viomundo
A sua participação estava prevista no 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressitas. No entanto, não pode comparecer, pois na segunda-feira teve de apresentar agravo a um dos processos. Para representá-lo, veio o filho Angelim Pinto. Em nome de Lúcio Flávio, leu esta mensagem aos participantes do encontro. Palmas da plateia interromperam-na várias vezes.

Caros amigos blogueiros

Sinto-me muito honrado pelo convite, que devo ao Azenha e à Conceição Lemes, para participar deste encontro. É uma iniciativa generosa e gentil para com um analfabeto digital, como eu. Garanto que sou capaz de ligar e desligar um computador, de enviar e receber mensagens. Não garanto nada a partir daí.

Como, então, estou aqui? Sou – digamos assim – um blogueiro avant la léttre. Não podendo ser um tigre, posto que sou Pinto, fui precursor na condição de blogueiro de papel – e no papel. Às vezes, por necessidade, também um tigre in fólios – e nada mais do que isso.

Em 1987, eu tinha 38 anos de idade e 22 de profissão e me vi diante de um dilema.

Numa vertente, a carreira profissional bem assentada em O Estado de S. Paulo, então com 16 anos de “casa”, e também no grupo Liberal, a maior corporação de comunicação do norte do país, no qual tinha 14 anos, com um rompimento pelo meio, quando tentaram me censurar, logo superado pelo restabelecimento da minha liberdade de expressão.

Na outra vertente, uma matéria pronta, importante, mas que não encontrava quem a quisesse publicar. Era o desvendamento do assassinato do ex-deputado estadual Paulo Fonteles, por morte de encomenda, executada na área metropolitana de Belém, o primeiro crime político em muitos anos na capital do Pará. O Estadão publicara todas as matérias que eu escrevera até então sobre o tema. Mas aquela, que arrematava três meses de dedicação quase exclusiva ao assunto, era, segundo o editor, longa demais.

Já O Liberal a considerava impublicável porque ela apontava como envolvidos ou coniventes com a organização criminosa alguns dos homens mais poderosos da terra, dois deles listados entre os mais ricos. Eram importantes anunciantes. Ao invés de me submeter, decidi ir em frente.

Aí, há 23 anos nascia o Jornal Pessoal, sem anunciantes, feito unicamente por mim, assemelhando-se aos blogs de hoje. Um blog impresso no papel, que exerceu na plenitude o direito de proclamar a verdade, sobretudo as mais incômodas aos poderosos.

Em janeiro de 2005, depois de muitas ameaças por conta desse compromisso, fui espancado por Ronaldo Maiorana, um dos donos do grupo do grupo Liberal, que na época era simplesmente o presidente da comissão em defesa da liberdade de imprensa da OAB do Pará. Eu estava almoçando ao lado de amigos em restaurante situado num parque público de Belém, quando agressor me atacou pelas costas, contando com a cobertura de dois policiais militares, que usava – e continua a usar – como seus seguranças particulares.

Qual a causa da brutalidade? Um artigo que publiquei dias antes sobre o império de comunicação do agressor. O texto não continha inverdades, não era ofensivo, nem invadia a privacidade dos personagens. Mas desagradava aos senhores da comunicação. Embora tendo a emissora de televisão de maior audiência do Estado, afiliada à Rede Globo, o jornal que ainda era o líder do segmento (já não é mais) e estações de rádio, não usaram seus veículos para me contraditar ou mesmo atacar com o produto que constitui seu negócio, a informação.

O que resultou dessa agressão? Da minha parte, a comunicação do fato à polícia, que enquadrou o criminoso na forma da lei. Mas o agressor fez acordo com o Ministério Público do Estado, entregou cestas básicas a instituições de caridade (uma delas ligada à família Maiorana) e permaneceu solto, com sua primariedade criminal intacta. Já o agressor, com a cumplicidade do irmão mais velho e mais poderoso, ajuizou contra mim 14 ações na justiça, nove delas penais, com base na Lei de Imprensa da ditadura militar, e cinco de indenização.

O objetivo era óbvio: inverter os pólos, fazendo-me passar da condição de vítima para a de réu. Em quatro das ações eu era acusado de ofender os irmãos e sua empresa por ter dito que fui espancado, quando, segundo eles, eu fui “apenas” agredido. Mais um dentre vários absurdos aviltantes, aos quais a justiça paraense se tem prestado – e não apenas aos Maiorana, já que me condenou por ter chamado de pirata fundiário o maior grileiro de terras do Pará e do universo, condição provada pela própria justiça, que demitiu por justa causa todos os funcionários do cartório imobiliário de Altamira, onde a fraude foi consumada, colocando ao alcance do grileiro pretensão sobre “apenas” cinco milhões de hectares.

Os poderosos, que tanto se incomodam com o que publico no Jornal Pessoal, descobriram a maneira de me atingir com eficiência. Já tentaram me desqualificar, já me ameaçaram de morte, já saíram para o debate público e não me abateram nem interromperam a trajetória do meu jornal. Porque em todos os momentos provei a verdade do que escrevi. Todos sabem que só publico o que posso provar. Com documentos, de preferência oficiais ou corporativos. Nunca fui desmentido sobre fatos, o essencial dos temas, inclusive quando os abordo pioneiramente, ou como o único a registrá-los. Não temo a divergência e a contradita. Desde então, os Maiorana já me processaram 19 vezes.

Nenhuma das sentenças que me foram impostas transitou em julgado porque tenho recorrido de todas elas e respondido a todas as movimentações processuais, sem perder prazo, sem deixar passar o recurso cabível, reagindo com peças substanciais. O que significa um trabalho enorme, profundamente desgastante.

Desde 1992, quando a família Maiorana propôs a primeira ação, procurei oito escritórios de advocacia de Belém. Nenhum aceitou. Os motivos apresentados foram vários, mas a razão verdadeira uma só: eles tinham medo de desagradar os poderosos Maiorana. Não queriam entrar no seu índex. Pretendiam continuar a brilhar em suas colunas sociais, merecer seus afagos e ficar à distância da sua eventual vendetta. Contei apenas com dois amigos, que se sucederam na minha defesa até o limite de suas resistências, de um tio, que morreu no exercício do meu patrocínio, e, agora, com uma prima, filha dele.

Apesar de tantas decisões contrárias, ainda sustento minha primariedade. Logo, não posso ser colocado atrás das grades, objeto maior do emprenho dos meus perseguidores. Eles recorrem ao seu cinto de mil utilidades para me isolar e me enfraquecer.

Não posso contar nem mesmo com o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil. Seu atual presidente nacional, o paraense Ophir Cavalcante Júnior, quando presidente estadual da entidade, firmou o entendimento de que sou perseguido e agredido não por exercer a liberdade de imprensa, o direito de dizer o que sei e o que penso, mas por “rixa familiar”.

No entanto, dos sete filhos de Romulo Maiorana, criador do império de comunicações, só três me atacam, com palavras e punhos. Dos meus sete irmãos, só eu estou na arena. Nunca falei da vida privada dos Maiorana. Só me refiro aos que, na família, têm atuação pública. E o que me interessa é o que fazem para a sociedade, inclusive no usufruto de concessão pública de canal de televisão e rádio. E fazem muito mal a ela, como tenho mostrado – e eles nunca contraditam.

Crêem que, me matando em vida, proibindo qualquer referência a mim e meus parentes, e silenciando sobre tudo que fazem contra mim na permissiva e conivente justiça local, a história dessa iniqüidade jamais será escrita porque o que não está nos seus veículos de comunicação não está no mundo. Não chegaria ao mundo porque o controlam, a ponto tal que tem sido vão meu esforço de fazer a Unesco, que tem parceria com a Associação Nacional de Jornais, incluir meu caso na relação nacional de violação da liberdade de imprensa.

O argumento? Não se trata de liberdade de imprensa e sim de “rixa familiar”. O grupo Liberal, por mera coincidência, é um dos seis financiadores do portal Unesco/ANJ.

Após os Maiorana, o dilúvio. A maior glória do Jornal Pessoal é nunca ter sido derrotado no terreno que importa à história: o da verdade. Enquanto for possível, as páginas do Jornal Pessoal continuarão a ser preenchidas com o que o jornalismo é capaz de apurar e divulgar, mesmo que, como um Prometeu de papel, o seu ventre seja todo extirpado pelos abutres.

Eles são fortes, mas, olhando em torno, vejo que há mais gente do outro lado, gente que escreve o que pensa, apura sobre o que vai escrever e não depende de ninguém para se expressar, mesmo em condição de solidão, de individualidade, como os blogueiros, que hoje, generosamente, me acolhem nesta cidade que fiz minha e que tanto amo, como se estivesse na minha querida Amazônia.

Não é só Belém. Manaus registra mais de 500 assaltos a ônibus coletivos em 2010



MANAUS – O número de assaltos a ônibus do transporte coletivo de Manaus, em 2010, já é mais da metade do total registrado em 2009. Segundo dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), de janeiro a dezembro de 2009, foram registrados 831 assaltos a coletivos. Até julho de 2010, o índice de assaltos corresponde a 62,2% do total do ano passado, com 517 registros.

Taxa de desemprego no país recua para 12,4% em julho, aponta Dieese/Seade

GIULIANA VALLONE
A taxa de desemprego no país ficou em 12,4% em julho, ante 12,7% no mês anterior, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira. Em julho de 2009, a taxa havia sido de 14,8%.

• Brasil cria 182 mil vagas formais em julho e bate recorde no acumulado do ano
• Mão de obra estrangeira no Brasil cresce 19% no 1º semestre
• TST quer mais acordos trabalhistas entre empresas e funcionários

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dilma abre 18 pontos e seria eleita no 1o turno, diz CNT/Sensus

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, ampliou sua vantagem para 18 pontos à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB), o que garantiria a vitória já no primeiro turno, mostrou pesquisa do instituto Sensus nesta terça-feira.

Segundo o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Dilma tem 46,0 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 28,1 por cento, e Marina Silva (PV), com 8,1 por cento.

Na pesquisa Sensus anterior, divulgada em 5 de agosto, Dilma tinha 10 pontos de vantagem, com 41,6 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 31,6 por cento e Marina Silva (PV), com 8,5 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2010.

Há 56 anos atrás Getúlio Vargas se suicida



Considerado como um dos melhores presidentes do Brasil, líder da Revolução de 1930 que derrubou a República Velha, afastou do poder as oligarquias rurais e iniciou um novo ciclo civilizacional no Brasil. O movimento de 30, liderado por Vargas, introduziu o Brasil no século XX. Instituiu o voto feminino. Criou o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e começou a implantar a seguridade social. Criou a Companhia Siderúrgica Nacional, a Petrobras, a Vale do Rio Doce. Iniciou a fase mais expansiva do desenvolvimento nacional de 1930 a 1980 onde o Brasil foi o que mais cresceu entre os países capitalistas.
Parágrafo final de sua Carta Testamento:
...E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

A pedido do candidato do PSDB, Justiça manda blog apagar texto sobre pesquisa no Pará

A pedido da coligação do candidato a governador Simão Jatene (PSDB), a Justiça Eleitoral do Pará mandou uma jornalista apagar de seu blog um texto sobre uma pesquisa eleitoral no Estado.

O texto, segundo a autora Franssinete Florenzano, tinha cinco linhas e comentava pesquisa interna do PT, na qual o ex-governador Jatene supostamente aparece em empate técnico com a atual governadora, Ana Júlia Carepa (PT).

De acordo com a decisão, a pesquisa não poderia ser divulgada, por não ter sido registrada na Justiça Eleitoral.

A condenação, em caráter liminar, gerou repercussão no Twitter. Para a jornalista, o que ocorreu foi uma censura.

"Por que [a coligação] não usou, por exemplo, do direito de resposta? Optou pela mordaça", disse Florenzano, em seu site.

A jornalista, que também é advogada, cita no texto falhas processuais da ação. Ela recorrerá da decisão.

Orly Bezerra, marqueteiro de Jatene, negou que a candidatura tenha censurado o blog, e sim que pediu o cumprimento da lei.

"Imagine se todo mundo começa a publicar pesquisas não registradas? Os blogs podem ter a opinião que quiserem. Mas estão sujeitos à legislação", afirmou.

Eleitores têm um mês para pedir segunda via do título

Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou em junho deste ano a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral. As informações são da agência de notícias do TSE.

A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título. Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Na mesma sessão em que o TSE decidiu estender o prazo para pedido de reimpressão do título, o tribunal reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial, serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Certidões de nascimento ou de casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo presidente (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores (renovação de 2/3 do Senado Federal), 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês.

Plenária de Campanha de Jorge Panzera 6565

Convocamos você candidato(a), dirigente, militante, amigos e simpatizantes do PCdoB para uma grande Plenária de Campanha de Jorge Panzera 6565.

Estará presente conosco Socorro Gomes Presidenta do Conselho Mundial da Paz e Membro do Comitê Central Do PCdoB.

Dia:27/08/2010 (Sexta-Feira)

Hora:18:30 h

Local:Águia ( Sociedade Beneficente dos Servidores Civis do Ministério da Aeronáutica de Belém)

Endereço: 09 janeiro nº 1569 entre Gentil e Magalhães Barata, em frente ao Museu Emilio Goeldi,

Bairro:Nazaré


Vamos juntos construir e garantir uma grande vitória do PC do B elegendo Jorge Panzera 6565 Deputado Federal e os Deputados(as) Estaduais.

Venha com sua camisa do PCdoB, CTB, UJS, UNE, UNEGRO, UBM, CENJA, CONAN, CEBRAPAZ entre outras.


Vamos juntos rumo a vitória!



CAPTOU?


Érico de Albuquerque
Presidente Estadual do PCdoB


Aroldo Carneiro
Secretário Estadual de Organização

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Guaraná da Amazônia



O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maués AM e na Bahia. Seu nome científico é Paullinia cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao género a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia.

O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavama pasta como remédio.
A cidade de Maués, no Amazonas, município maior produtor da planta na Amazônia, colhe e vende tudo o que planta - cerca de 180 toneladas anuais, produzidas por pouco mais de 3 mil pequenos agricultores.

Até os anos 80, Maués era líder absoluta na produção do guaraná, com 90% da pequena produção brasileira, mas a ampliação do uso comercial da semente, incorporada pela indústria farmacêutica e de beleza, animou milhares de agricultores no baixo sul da Bahia, na antiga zona cacaueira a plantarem o produto.

Exploração sustentável no Pará pode gerar mais de R$ 4 bi, diz Imazon

De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a exploração sustentável de madeira e a coleta de castanha do Pará podem gerar R$4,4 bilhões, ao longo de 20 anos, em florestas estaduais da região da Calha Norte, no Pará.
Esse é um dos resultados divulgados após o cálculo do potencial de geração de receita, emprego e tributos em dois empreendimentos que podem ser desenvolvidos nas Florestas Estaduais da região: extração de sustentável de madeira e coleta de castanha do Pará.
O estudo foi elaborado considerando um cenário conservador. De acordo com Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon e um dos autores do estudo, é altamente provável que essas duas atividades acabem gerando uma receita maior do que a prevista.
Além disso, ele ressalta que não foram incluídas nessas estimativas outras atividades econômicas com grande potencial de ocorrer nas Flotas, tais como ecoturismo, pagamento de serviços ambientais, mineração e coleta de outros produtos não-madeireiros. Veríssimo indicou que essas atividades serão consideradas na próxima

Mais de 70% da exploração de madeira do Pará é ilegal

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou hoje estudo sobre a legalidade da exploração madeireira no Estado do Pará.
O relatório identificou que, entre agosto de 2008 e julho de 2009, 128,5 mil hectares de florestas foram exploradas no Pará. Desse total, 94,3 mil hectares (73%) foram explorados de forma ilegal e predatória, sem autorização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Pará. 34 mil hectares (27%) foram autorizados para manejo florestal.
"A exploração de madeira não autorizada (ilegal) foi detectada em todas as regiões do Estado: 49% no sudeste, 29% no nordeste, 12% no sudoeste, 6% na região do Marajó e 4% no baixo amazonas", explica o estudo.
Apesar do dado alarmante, a exploração de madeira ilegal no Pará caiu, se comparamos com o mesmo período do ano anterior, em mais de 75%. Entre 2007 e 2008, a quantidade de madeira ilegal chegou a 370 mil hectares. A área de exploração ilegal de madeira nos municípios, em terras indígenas e unidades de conservação diminuiu consideravelmente.

Campanha cidadã de informação dos eleitores

A lei que obriga os eleitores a portar um documento com foto para votar é discriminatória, podendo afetar diretamente a milhões de eleitores mais pobres, que não dispõem da informação e/ou de documento com foto. É preciso desencadear uma grande campanha para levar essa informação a todos os eleitores. (Por Emir Sader)

Mega Carreata da Frente Acelera Pará


Foi muito linda, muito emocionante a carreata 13 da Acelera Pará, desta manhã de domingo, em Belém. Mais de 3 mil carros desfilaram desde a BR até a Praça da República, com o coração vermelho. Eu, que vim muito animada dos comícios deste final de semana em São Domingos, Paragominas e Ipixuna do Pará, só confirmei que o coração do povo do Pará está com o 13 de Lula, o 13 da Dilma e o 13 de Ana Júlia. E o 131 do nosso candidato a senador, Paulo Rocha!





Do Blog da Governadora

domingo, 22 de agosto de 2010

Governo amplia em 45% a coleta de esgoto no país

As redes de coleta de esgoto sanitário foram ampliadas em 45% entre 2000 e 2008 no Brasil. Apesar disso, em 2008, elas ainda atendiam a menos da metade dos domicílios brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (20), 45,7% das residências eram atendidas por essas redes naquele ano.
Os demais domicílios (54,3%) recorriam a fossas sépticas ou a meios menos higiênicos, como fossas secas, valas a céu aberto ou lançamento direto em cursos d’água.

Ainda de acordo com o IBGE, o número de municípios servidos com alguma rede de esgoto aumentou 6,3%, passando de 52,2% para 55,2%. “O desejável é que tivéssemos números maiores. Mas o fator importante é que a gente está aumentando a cobertura. A gente está caminhando na direção certa. Talvez o ritmo não seja o adequado, mas estamos caminhando na direção certa”, afirma o economista do IBGE Paulo Gonzaga de Carvalho.

Carvalho destaca ainda um dado positivo: o percentual do esgoto coletado que é tratado passou de 35,3% em 2000 para 68,8% em 2008. “Isso é um avanço considerável. É claro que ainda não é o ideal. E deve-se levar em conta que esse percentual de esgoto tratado inclui apenas o esgoto coletado pelas entidades responsáveis. Há ainda aquele esgoto que sequer passa por uma rede de coleta”, afirma.

Tráfico internacional de pessoas atinge 60 mil brasileiros por ano, diz Ministério da Justiça



Todos os anos, cerca de 60 mil brasileiros são vítimas do tráfico internacional de pessoas. A maioria são mulheres, entre 18 e 25 anos, oriundas de famílias de baixa renda. Os principais destinos são Espanha, Portugal e Suíça. Os dados são da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), ligada ao Ministério da Justiça, que começa amanhã (18) um monitoramento nos núcleos e postos avançados de enfrentamento ao tráfico de pessoas, instalados nos principais aeroportos do país.
O coordenador nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SNJ, Ricardo Lins, considera o problema uma nova forma de escravidão. Depois de levada para o exterior, a vítima fica presa a uma rede internacional de prostituição, sujeita a trabalhos forçados, em cárcere privado e exposta a doenças sexualmente transmissíveis.
“O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão. Hoje se escravizam pessoas por dívida. Os traficantes mantêm o poder sobre elas, que devem as passagens, a estadia e a alimentação, fazendo com que se submetam ao que eles querem. Elas são mantidas sem condição de sair, porque não têm como pagar o que devem”, afirmou Lins.
Embora os números não sejam precisos, o governo brasileiro trabalha com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que estima em 100 mil vítimas de tráfico de pessoas no Brasil por ano.
Segundo Lins, os números da ONU estariam superestimados, pois incluiriam casos de pessoas que tentam entrar nos países apenas com fins de imigração. Pelos dados recolhidos nos postos avançados, responsáveis por atender os brasileiros deportados, de cada dez casos, seis são de vítimas de exploração. Os demais seriam de tentativas de imigração ilegal.
Para mapear o problema, técnicos da SNJ começam amanhã a percorrer os seis núcleos e quatro postos instalados – ou em implantação – nos Estados do Acre, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, de Goiás, Pernambuco, São Paulo, e da Bahia. (Por Vladimir Platonow)

sábado, 21 de agosto de 2010

LANÇADO FILME DOCUMENTÁRIO SOBRE MARTINHO DA VILA



Eu nasci numa fazenda e fui Criado na favela
Namorei mulher casada e fui
Homem de moça donzela
Treze anos de caserna Me deram boa lição
Sou formado na Vila Isabel
Fiz do samba profissão.

“O filme documentário “FILOSOFIA DE VIDA” – o Pequeno Burguês” é a melhor explicação para minha definição do protagonista: se eu tivesse de reduzir o Brasil que dá certo a um único ser humano, este seria Martinho da Vila. Afinal, quem pode explicar melhor o Brasil dos nossos sonhos do que um homem do povo nascido no interior do Rio de Janeiro, numa fazenda da cidade de Duas Barras, onde passa boa parte do filme, que passou a infância numa favela paupérrima e é hoje um dos brasileiros mais queridos e mais famosos?
Uma história impressionante se levarmos em conta de que o grande compositor, grande cantor, homem que promoveu por iniciativa própria, uma fraterna aproximação do Brasil com a África, um brasileiro conhecido no mundo inteiro, o grande responsável por algumas das melhores apresentações da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel.
Para que não terminasse a sua vida como a de tantos brasileiros condenados à miséria ou mesmo à cadeia, Martinho da Vila usou apenas um instrumento: o seu talento. É um talento de tal expressão que sua contribuição à música popular brasileira e, em particular do samba, também ganharam muito com sua contribuição.. Em síntese, a história do samba ganhou dois capítulos, antes e depois dele.” (Por Sérgio Cabral)

Pagu: 100 anos

Esta semana comemora-se o aniversário de 100 anos de Patricia Galvão (1910-1964), ou Pagu, escritora paulista, musa do movimento antropofágico, militante do Partido Comunista do Brasil. Uma personalidade fugaz e intensa, que, ao longo de seus 52 anos, revelou-se coerente, objetiva, idealista e apaixonada. Conhecida também, por aqueles que apreciam uma boa fofoca, por ter “roubado” de Tarsila do Amaral, o então marido Oswald de Andrade, com quem se casaria em 1930. (Camila Alam)

Mais de 20% dos usuários brasileiros acessam o Twitter

Ao lado da Indonésia, o Brasil é um dos países com a maior porcentagem de internautas que acessam o Twitter. De acordo com a empresa de pesquisa comScore, mais de 20% (20,8% e 20,5%, respectivamente) dos usuários de internet desses países usaram o serviço de microblog no mês de junho.
Segundo os dados divulgados pela consultoria, o terceiro país com maior penetração do Twitter é a Venezuela, onde 19% da população on-line acessou o site em junho. Nos Estados Unidos, o número ficou em 11,9% e, no mundo todo, em 7,4%.
A pesquisa da comScore leva em consideração os acessos de pessoas com mais de 15 anos, de computadores domésticos ou de trabalho. Em junho, 93 milhões de usuários visitaram o microblog, um crescimento de 109% . Os dados não contabilizam aplicativos para acesso aos tweets, como o TweetDeck.
“Twitter.com teve uma explosão no tráfego global de internet no último ano, estabelecendo-se como uma das redes sociais mais acessadas em todas as regiões do mundo. Hoje, 3 em cada 4 usuários de internet acessam sites de relacionamento todos os meses, sendo uma das maiores atividades na web”, disse o vice-presidente de busca e mídia da comScore, Graham Mudd.

Dilma abre 17 pontos sobre Serra e venceria no 1º turno, aponta Datafolha

Na primeira pesquisa Datafolha depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano.(PorFERNANDO RODRIGUES)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Serra usa imagem de Lula no horário eleitoral

Maioria dos brasileiros ainda não tem acesso à rede de esgoto, diz IBGE



Gráfico mostra o percentual de municípios por Estado que fazem tratamento do esgoto

A maior parte dos domicílios brasileiros não tinha, em 2008, acesso à rede geral de esgoto e, nesse quesito, havia uma enorme discrepância entre as regiões brasileiras. Essas conclusões foram apontadas na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os dados da pesquisa foram coletados ao longo de 2008 e referem-se aos 12 meses anteriores à data de cada entrevista. Foram ouvidas prefeituras, companhias estaduais e municipais de saneamento básico, fundações, consórcios intermunicipais, empresas privadas da saneamento e associações comunitárias.
Segundo o levantamento, 56% dos domicílios brasileiros não possuíam, em 2008, ligação com a rede de esgoto, o que representa 32 milhões de unidades, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Embora a maioria dos brasileiros ainda não tenha acesso ao serviço, o percentual de domicílios atendidos subiu na última década, já que em 2000 66,5% das unidades não estavam ligadas à rede de esgoto --cerca de 31,8 milhões de domicílios, considerando dados do Censo 2000.
Em 2008, o percentual de domicílios sem rede de esgoto era maior na região Norte, onde 96,2% das unidades não eram atendidas. Nas regiões Nordeste e Sul, a proporção também era inferior à média brasileira, com 77,6% e 68,8% de domicílios, respectivamente, sem acesso. Apenas na região Sudeste a minoria das unidades não possuía rede de esgoto (31,2%).

“Dicionário do Palavrão” coloca Jorge Amado no topo da literatura “boca suja”

Entre os escritores mais lidos da literatura brasileira, o romancista baiano Jorge Amado (1912-2001) é um dos que mais usa o palavrão em sua vasta obra literária.

A informação, obtida pelo folclorista pernambucano Mário Souto Maior (1920-2001) durante sua pesquisa para elaborar o “Dicionário do Palavrão e Termos Afins” (Editora Leitura), consta no glossário.

Souto Maior percorreu várias regiões do país para ajudar o brasileiro a entender a origem dos vocábulos impróprios. Distribuiu 8.000 formulários para penetrar em todos os cantos do país e consultou pessoas de diferentes níveis intelectuais, das mais variadas idades e condições econômicas.

Cinco anos de pesquisa renderam mais de 3.000 verbetes, tidos como chulos. O pernambucano entrevistou várias fontes e leu mais de 200 romances para finalizar o exemplar.

Pena de morte: a iraniana Sakineh não passa de sábado



1. O último recurso de Sakineh Mohammadi Ashtiani será julgado sábado pela Justiça do teocrático estado iraniano.

Depois da farsa montada no dia 11 de agosto, onde Sakineh, de chador preto, é filmada e mostrada na televisão iraniana a confessar participação no assassinato do ex-marido, a chance de escapar à pena de morte é igual a de José Serra ganhar a eleição para presidente da República.
No Irã, em 2009, foram condenadas à morte e executadas 13 mulheres. Do lado masculino, 402 condenados restaram enforcados.

Sakineh não será apedrejada. Salvo se até sábado aparecer um parente do seu ex-marido a pleitear a lapidação. Pela interpretação xiita do Corão e da Sharia, a lapidação deve ser pedida por umparente da vítima.
Por dois crimes de adultério, Sakineh recebeu 99 chicotadas. Um dos seus dois filhos, Fasride Mohammadi Ashtiani, teve de assistir ao flagelo da mãe, para se cumprir uma exigência legal.

2. Quanto à participação no assassinato do marido, o processo foi reaberto. Estava arquivado desde 2006 e em face da absolvição de Sakineh.

O advogado de Sakineh, para não ser preso, fugiu para a Turquia. Para os fundamentalistas xiitas que governam o Iraque o referido advogado cometeu grave delito de traição ao solicitar pressão da comunidade internacional contra decisão soberana e de condenação.

3. A pressão externa, como percebeu o presidente Lula ao oferecer asilo humanitário a Sakineh, apenas irrita os aiatolás e ao presidente Ahmadinejad.

A propósito, Amity Moghaddam, membro da Iran Human Rights, já havia observado, quando do enforcamento este ano de Delara Darabi, de 23 anos, que “o regime iraniano emprega a pena de morte para mostrar a sua força, intrna e externamente, e difundir o medo”.

4. Sobre a suspensão da pena capital, o Irã, como os EUA, não subscreveram, em assembléia das Nações Unidas, a moção apresentada pela Alemanha. A meta alemã era estabelecer, para todos os estados membros da ONU, uma “moratória” até que, em futura Convenção da ONU, fosse deliberado a respeito da legitimidade da imposição de pena capital.

Para a cabeça dos fundamentalistas que dirigem esse país, uma execução de pena capital serve para mostrar ao Ocidente que não aceitam influência externa

(Por Wálter Maierovitch)

Condenado pela morte de Expedito Ribeiro, sindicalista em Rio Maria, volta ao banco de réus por outro homicídio

Promotor sustentou a acusação contra o acusado pelo crime de homicídio qualificado, requerendo a condenação do acusado (1º. Boletim).

(19.08.2010 – 17h47) Sob a presidência da juíza Sarah Castelo Branco Rodrigues, os jurados do 3º tribunal do júri da capital estão julgando José Seragim Sales, conhecido como Barreirito, 45 anos, natural de Governador Valadares (MG), não sabe ler nem escrever, já condenado por dois homicídios retorna ao banco de réus. Neste, Barreirito é acusado de homicídio qualificado praticado contra José Oliveira Araújo, suposto ladrão de gado, assassinado com tiros de arma de fogo, crime ocorrido, por volta das 18h, do dia 14 de novembro de 1990, em Rio Maria.

Atua no caso o promotor de justiça Miguel Baia, representando o Ministério Público. Em defesa do acusado está atuando o defensor público Paulo Bona, que sustenta negativa de autoria. Barreirito cumpre pena condenatória por dois homicídios, um que vitimou o sindicalista Expedito Ribeiro e outro em que foi vítima outro suposto ladrão de gado.

O julgamento que já dura quase dez horas no Fórum Criminal da Capital, começou com o interrogatório do acusado que negou a autoria do crime. Serafim Sales negou a autoria do crime e declarou que se encontra preso há 13 anos e 05 meses, numa das celas da penitenciária de Americano I, para cumprir pena de 25 anos de reclusão, pela morte do sindicalista Expedito Ribeiro, e outra de 16 anos por matar um suposto ladrão de gado. Sobre o homicídio praticado contra João Araújo, o réu nega a autoria do crime e afirma que não conhecia a vítima e que não sabia que esta fora indiciada na Cidade de Xinguara, por suspeita de roubo de gado.

Problemas climáticos na Ásia e aumento da demanda por alimentos são oportunidades para o Brasil

Os problemas climáticos que estão afetando seriamente o Continente Asiático – com secas que têm multiplicado o número de incêndios florestais na Rússia e que levaram o primeiro-ministro do país, Vladimir Putin, a decretar a proibição das exportações de grãos até o final do ano, para garantir o abastecimento interno – devem aumentar a demanda internacional por produtos brasileiros. Em relação à soja, o produto mais comercializado no mundo, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, disse que o Brasil já atende 23% do comércio internacional e deve ampliar essa participação.

As vendas anuais do grão no mundo acumulam valores em torno de US$ 78 bilhões. “E é mais que provável que possamos aumentar ainda mais a nossa participação no mercado”, afirmou Porto, que está participando do Fórum Internacional de Produtores de Soja & Cia (Soybean Forum), em Salvador. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil exporta o complexo soja, que engloba o farelo, óleo e grão in natura, para 46 mercados. Os dois maiores importadores são China e União Europeia, onde o Brasil participa, respectivamente, com 32% e 62% das entregas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

40 anos sem Jimmy Hendryx

Em 21 de setembro de 1966, um jato da Pan Am vindo de Nova York pousou no aeroporto de Heathrow, em Londres, trazendo entre os passageiros um músico norte-americano negro de família pobre, pouco conhecido em seu país e estranho na Inglaterra. Chamava-se James Marshall Hendrix. Em 18 de setembro de 1970, quatro anos depois, o London Evening Standard estampava na primeira página uma foto de Hendrix tocando em um show no festival da Ilha de Wight, apenas 18 dias antes. O texto contava que ele tinha morrido naquela manhã em um hotel de Notting Hill.

Durante os três anos e 362 dias em que viveu na capital inglesa, Hendrix havia desenvolvido a música mais extraordinária já tocada em uma guitarra. O 40º aniversário de sua morte será marcado pela abertura de uma exposição de objetos e memorabilia no único lugar que ele chamou de lar, um apartamento acima do que foi ocupado um dia pelo compositor Georg Friederich Handel, na Brook Street, centro de Londres. O apartamento será aberto ao público por 12 dias em setembro, e fala-se em projetos de um museu conjunto. Participa das discussões a mulher com quem Hendrix viveu no apartamento superior do nº 23 da rua, Kathy Etchingham.

Brasil supera a Espanha como 8ª maior economia do mundo

O Brasil desbancou a Espanha e se tornou a oitava maior economia do mundo, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) copilados pela Bloomberg News e citados hoje (18) pelo jornal espanhol Expansión.
O periódico cita cifras oficiais sobre o PIB nominal dos dois países, relacionando os dados obtidos em 12 meses até o segundo trimestre de 2010.

O PIB nominal do Brasil atingiu US$ 1,8 trilhão, enquanto o da Espanha ficou em US$ 1,5 trilhão no período em análise.

De acordo com o periódico, a economia espanhola, que estava em sétimo lugar em 2007, caiu para a nona posição no ano até junho.

O jornal espanhol relata ainda que o Brasil, cujo principal destino das exportações é a China (13% do volume total de comércio), apenas sofreu durante o período da crise (2008-2009) por dois trimestres de crescimentos negativos.

“Em seguida, o real começou a recuar até um terço do seu valor no final de 2008, o que incentivou as exportações, tornando os produtos brasileiros mais atrativos no mercado internacional”, diz a reportagem.
No segundo trimestre de 2009, o Brasil já registrava crescimento de 1,1% em relação aos três meses anteriores e, de acordo com o Banco Central do Brasil, o PIB poderá crescer em 7% e 11% em 2010 e 2011, respectivamente.

O jornal espanhol ainda destaca o consumo interno brasileiro, e cita que programas governamentais, assim como o Bolsa Família, incentivaram o consumo por parte da classe média, evitando que o país sofresse ainda mais com os efeitos da crise internacional. (Brasil Economico 18 de agosto de 2010 às 18:18h )

O programa de estaduais do PCdoB

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Início da propaganda eleitoral na TV e rádio

Jatene jogou na rejeição ao governo Ana Júlia com um programa pra baixo. Juvenil não tem um visual simpático. Ana Júlia foi convincente em um programa alegre e pra frente.
Os candidatos a cargos proporcionais apostaram na mesmice com exceção do PCdoB que inovou com um programa temático e criativo. Captou?
Dê sua opinião.

Debate deixa Serra acuado, mas não terá impacto nas pesquisas

A avaliação geral que se pode fazer do debate presidencial promovido pela Folha/UOL é que Marina Silva teve um desempenho bem melhor que no debate anterior, da Band; Dilma também melhorou e Serra, sob ataque das adversárias, derrapou feio. (Por Cláudio Gonzalez)

Em 6 anos quantidade de universitários subiu 46% no Brasil

Até o final do ano que vem estima-se que o número de universidades existentes ao redor do planeta passe de 17 mil. Aqui no Brasil a quantidade é muito menor, mas vem aumentando progressivamente.
Para dar uma idéia, basta dizer que passamos de 893 instituiçoes de ensino superior em 1991 para 1180 no ano 2000 e já estamos perto de 3000 agora em 2010. Ainda é pouco. Prova disso é que, de acordo com dados da UNESCO, apenas 20% dos jovens brasileiros frequentam a universidade, percentual bem inferior aos 43% do Chile e aos 61% da Argentina. Tudo indica, porém, que daqui para a frente tudo vai ser diferente. Nos últimos 6 anos o contingente de estudantes universitários brasileiros cresceu impressionantes 46%, chegando a 6,5 milhoes de cabeças. Culpa, claro, da ascensao da Classe C, que já contribui com 23% dos jovens matriculados no ensino superior, apesar de 90% das nossas escolas superiores serem privadas. Essa garotada emergente se beneficiou nao apenas do aumento da renda, como também dos programas de financiamento estudantil oferecidos pelo governo e da reduçao das mensalidades, que despencaram de R$ 860 em 1996 para R$ 467 no ano passado. (Por Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus)

Dilma recebe propostas e apoio das dirigentes das Centrais Sindicais


Dirigentes das seis centrais sindicais — Maria Pimentel (CGTB), Maria Auxiliadora dos Santos (Força Sindical), Rosane Silva (CUT), Celina Arêas (CTB), Eleuza de Cássia Buffeli Macari (UGT) e Sônia Zerino (NCST) — entregam a Dilma a Agenda da Classe Trabalhadora
Dilma: "Se eu errar, vai custar para outra mulher ser presidente"
Diante de mil lideranças das seis centrais sindicais (CUT, Força, CTB, UGT, CGTB e NCST), a candidata Dilma Rousseff se comprometeu nesta terça-feira (17) a “honrar todas as mulheres do país” no Palácio do Planalto, tal como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “honrou os operários brasileiros”. A promessa foi feita na plenária “Mulheres Trabalhadoras com Dilma Presidenta”, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Ao vivo: primeiro debate online reúne três presidenciáveis

Ocorreu nesta quarta-feira (18), 10h30, debate entre candidatos à presidência da república. O encontro entre os presidenciáveis foi transmitido ao vivo pelo UOL e ocorreu uma verdadeira cobertura colaborativa pela internet.
Os três candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto se enfrentaram no primeiro debate on-line entre presidenciáveis, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL no teatro Tuca, em São Paulo.O encontro foi entre Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), candidatos com mais de 10% de intenções de voto na última pesquisa Datafolha, critério utilizado pelos organizadores para a participação.
O auditório do Tuca estava repleto de personalidades que assistiram o debate.

Justiça da Colômbia suspende acordo militar com os Estados Unidos

A Corte Constitucional da Colômbia declarou inconstitucional nesta terça-feira o acordo firmado no final do ano passado entre o governo do ex-presidente Álvaro Uribe e os Estados Unidos que permitiria a tropas americanas o uso de sete bases militares em território colombiano.

O tribunal determinou por seis votos a favor e três contra que a medida deverá ser votada pelo Congresso, suspendendo a vigência do acordo, que teve entre seus elaboradores o atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que era então ministro da Defesa do governo Uribe.

O convênio foi firmado diretamente pelo Executivo colombiano, que argumentou à época que o tratado consistia na extensão de um acordo anterior, assinado nos anos 1950 entre os dois governos.

O presidente do tribunal constitucional, Mauricio González Cuervo, disse que os magistrados discordam dessa interpretação e consideram que o convênio "deveria ter tramitado como um tratado internacional", o que torna obrigatória sua aprovação no Congresso antes que entre em vigor.

"A Corte considerou que, por não ter sido aprovado mediante lei, o acordo não poderá surtir efeito, enquanto não satisfizer essa exigência", afirmou Cuervo em pronunciamento na noite desta terça-feira em Bogotá.

Agora, o acordo deve voltar às mãos da Presidência que, por sua vez, deverá enviá-lo para ser votado no Parlamento.

Acordo

Durante um pronunciamento à imprensa, o presidente da Corte descreveu aspectos do convênio, como a autorização do acesso a militares e civis estrangeiros a bases militares colombianas e à livre circulação de aeronaves e veículos táticos estrangeiros pelo território colombiano, sem possibilidade de controle ou inspeção por autoridades do país.

Devem passar pelo crivo do Congresso também os artigos que dão autorização para uso e porte de armas a tropas estrangeiras e aqueles referentes à imunidade para soldados estrangeiros perante a legislação colombiana.

De acordo com Cuervo, o projeto prevê ainda "cláusulas indeterminadas sobre a extensão e prorrogação do acordo das bases militares".

Este aspecto foi alvo de grandes controvérsias entre alguns líderes sul-americanos, por não deixar claro quais são os limites do acordo e se ele prevê, ou não, ações que extrapolem as fronteiras colombianas.

Antes do anúncio da decisão da Corte, o ministro de Interior e Justiça, Germán Vargas Llera, disse que o governo respeitaria a decisão dos magistrados.

Apesar disso, o governo Santos enviou o ministro de Defesa, Rodrigo Rivera, à Corte Constitucional para "dialogar" com os magistrados sobre o convênio com os Estados Unidos.

À época de sua assinatura, o acordo foi visto com preocupação pelo Brasil e demais países da América do Sul e se tornou o pivô de uma crise entre Venezuela e Colômbia. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Estadão

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Museu Goeldi comemora aniversário com ciclo de palestras

Até quinta-feira, 19, o Parque Zoobotânico, do Museu Goeldi, em Belém (PA), promove um ciclo de palestras com o tema “Diversidade, Conservação, Sustentabilidade em áreas protegidas”.
A programação tem início nesta terça-feira, 17, a partir das 9 horas, com as discussões “Aves de Rapina – Falcoaria no Parque Zoobotânico” e a “Conservação de Recursos Genéticos Florestais – situação atual e perspectivas de reservas “in situ” e “ex situ” no estado do Pará”.
O evento é organizado pelo Núcleo de Visitas Orientadas e o Serviço do Parque Zoobotânico do Goeldi. As palestras acontecem no Auditório Alexandre Ferreira, no Parque, e as inscrições são gratuitas. (Por Danielle Jordan / Ambientebrasil)

O aniversário dos impossíveis

Fidel Castro e Cuba se entrelaçam em uma metáfora perfeita. Como impossibilidades que se reinventam, desafiam analistas e inimigos políticos. Ao completar 84 anos, na sexta-feira passada, o líder cubano voltou a se dedicar ao que parece ser seu passatempo predileto: desenganar os que o desenganam. Há quatro anos quando, por motivos de saúde, teve que se afastar do poder, não foram poucos os que o davam como um homem morto.

Neste agosto de 2010, Fidel reapareceu em público, retomando a real e vigorosa crítica da política internacional, ao advertir sobre o grave perigo para a paz, caso Estados Unidos e Israel lancem ataques a instalações iranianas. Analisando o Oriente Médio, o Comandante volta a propugnar por mudanças radicais que permitam ao homem entrar na posse de sua dignidade. É na práxis, e não no isolamento de conspiratas, que o verdadeiro humanismo se reafirma. Sua estatura histórica é universalista por excelência.

Em 1991, com o colapso da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a gigantesca máquina de propaganda estadunidense prognosticou o fim do regime cubano. Passados 19 anos, Cuba, apesar do bloqueio econômico e comercial mantido pela potência imperialista, apresenta o menor índice de mortalidade infantil até o primeiro ano de vida, na América Latina. Além disso, registrou, em plena crise econômica mundial de 2009, aumento do PIB per capita.

Somando-se a estes índices a vantagem de um modelo societário que reconhece legal e concretamente o direito à educação e saúde para todos de maneira gratuita, estará descortinada a mais bela obra que uma sociedade pode desejar: uma nação independente e soberana.

Compreende-se a dificuldade de uma crítica individualista ao lidar com formação política em que o “dar-se à sociedade" ocupa o lugar mais alto em uma escala de valores morais. A tomada do poder em 1959, pelos guerrilheiros de Sierra Maestra, foi o meio para revolucionar as estruturas cubanas. Não foi um golpe de Estado para troca de guarda; para troca de grupos privilegiados, tão comuns na América Latina. Aqueles homens estavam dispostos a mudar as condições de vida da maioria absoluta da população, do amplo contingente desprovido de direitos.

É claro que modificar um país, organizado para servir aos interesses estrangeiros e a uma exígua minoria da sociedade nativa, acarreta toda sorte de problemas e um grande descontentamento nos que perdem privilégios atávicos. A execução dessas transformações – já difícil em circunstâncias normais – sob o bloqueio econômico tornou-se árdua e dependente de uma grande dose de sacrifícios.

Com Fidel aniversariaram as adolescentes que em 1961, ano em que a revolução se declarou socialista, subiram à serra para alfabetizar camponeses. Entoando versos como “Somos la Brigada Conrado Benítez, somos la vanguardia de la Revolución..." lembravam um mártir e, talvez sem entender muito bem tudo o que estava acontecendo, deslancharam o processo educativo da nova Cuba. Além delas, outros homens e mulheres, que viveram a história como fé apaixonada na capacidade do homem de lutar contra a injustiça, também festejaram a sexta-feira.

Aos que lutam pelo respeito aos direitos humanos, é bom recordar que a cultura é o que humaniza o homem. E nós só o humanizamos quando o colocamos no centro dos debates fundamentais, elevando sua qualidade de vida. As crianças reunidas no Parque Lênin, em Havana, não cantaram parabéns apenas para o líder cubano. Pessoas que viveram os tempos capitalistas e outras que nasceram após a revolução têm consciência das dificuldades a serem enfrentadas. Mas continuam acreditando no legado revolucionário por se sentirem participantes ativas do processo.

Como povo esclarecido, bem informado e politizado, o cubano é o verdadeiro crítico do seu regime. Critica e aponta saídas. Sabe que é preciso lutar para ampliar a esfera pública, mas tem consciência de que a propaganda orquestrada contra o governo socialista acaba por criar, como subproduto previsto e planejado, uma imagem distorcida de sua realidade. A volta ao capitalismo é impensável. Por isso cantam parabéns para a vontade férrea de não esquecer o significado de cada conquista. Na estreita vinculação, que deve existir entre os interesses do indivíduo e os da sociedade, permanece atual o que vinha escrito nas boinas dos pequenos “pioneros”: “seremos como el Che”. Uma promessa de renascimento permanente.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil

Vox Populi mostra Dilma com 45% e Serra com 29%

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta terça-feira (17) no Jornal da Band, mostra a candidata petista à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado o tucano José Serra. De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, a petista seria eleita no primeiro turno já que a quantidade de votos obtida é superior à soma dos votos dos demais concorrentes.
Dilma aparece com 45% das intenções de voto, contra 29% de Serra. A candidata do PV, Marina Silva, tem 8%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos 12%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
Foram entrevistadas 3.000 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa Vox Populi/Band/iG está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.956 /2010.
Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 22 julho de 2010, Dilma tinha 41% das intenções de voto, contra 33% Serra e 8% de Marina. Num eventual segundo turno, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 46% a 38%.

Programa de Jorge Panzera no horário eleitoral

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fórum Social se encerra chamando povos à luta pela soberania

No dia de seu encerramento (15), o 4º Fórum Social das Américas chamou os movimentos, organizações e redes sociais do continente a redobrar a luta pela soberania dos povos. O ato numeroso reuniu os presidentes Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai) e José Mujica (Uruguai), que aproveitaram a ocasião da discutir a reativação de um bloco energético entre os três países. Cerca de 10 mil participantes estiveram no Fórum, realizado em Assunção, no Paraguai.

A lógica das eleições presidenciais

"Há uma relação estreita entre o índice de popularidade ou de aprovação do presidente da República e os votos recebidos por seus candidatos à sucessão"

Antônio Augusto de Queiroz*

Os resultados das eleições presidenciais são lógicos e, em geral, estão relacionados com o desempenho da economia, mesmo que o Estado não seja intervencionista. Isto vale para qualquer país democrático, inclusive Brasil e Estados Unidos.

A tabela abaixo - que informa os anos das cinco últimas eleições, o nome do presidente da República e sua popularidade na época, os eixos de campanha dos candidatos, o ambiente político no momento do pleito e os candidatos com melhor desempenho nas urnas - permite extrair três conclusões importantes a respeito da sucessão presidencial, que demonstram a lógica dos resultados eleitorais.

Em todas elas, as conclusões estão relacionadas, ainda que indiretamente, já que estão expressas por outros indicadores, ao desempenho da economia. Vejamos:

Ano da eleição

Presidente da República/popularidade

Eixos de campanha

Circunstância/ambiente

Principais candidatos

1989 – José Sarney – baixa aprovação

Renovação ética e inclusão social

De mudança

Collor e Lula

(Brizola) –Collor foi eleito no 2º turno

1994 – Itamar Franco –

55% de aprovação popular

Estabilidade econômica - Plano Real

De continuidade – FHC foi ministro da Fazenda de Itamar

FHC e Lula – FHC foi eleito no 1º turno

1998 – Fernando Henrique Cardoso –

58% de aprovação

Estabilidade econômica – medo do fim do Plano Real

De continuidade

FHC e Lula – FHC foi reeleito no 1º turno

2002 – Fernando Henrique Cardoso – 35% de aprovação

Geração de emprego e combate à pobreza

De mudança

Lula e Serra – Lula foi eleito no 2º turno

2006 – Lula – 63% de aprovação

Prosperidade econômica e ascensão social

De continuidade, com mudança de método gerencial

Lula e Alckmin – Lula foi reeleito no 2º turno

2010 – Lula – 85% de aprovação

Consolidação das conquistas sociais

De continuidade

Dilma e Serra?


A primeira conclusão é que há uma relação estreita entre o índice de popularidade ou de aprovação do presidente da República e os votos recebidos por seus candidatos à sucessão, que, eventualmente, poderá ser o próprio presidente disputando a reeleição.

No pleito de 1989, o então presidente José Sarney não teve candidato à sua sucessão, mas nenhum dos candidatos dos partidos que lhe davam sustentação teve bom desempenho nas urnas. Os três mais votados foram Collor (PRN), Lula (PT) e Brizola (PDT), tendo os dois primeiros disputado o 2º turno, com a vitória do primeiro.

Nas quatro eleições seguintes, segundo dados de Alexandre Marinis, da Mosaico Consultoria, os índices de aprovação dos presidentes e o desempenho de seus candidatos foram muito próximos, conforme segue.

Em 1994, Itamar tinha 55% de aprovação e FHC, que era seu candidato e ex-ministro da Fazenda, teve 54% dos votos.

Em 1998, FHC era aprovado por 58% da população e teve 53% dos votos válidos em sua campanha de reeleição.

Em 2002, FHC tinha 35% de apoio e seu candidato, o ex-ministro do Planejamento e da Saúde José Serra, alcançou 39% dos votos válidos no segundo turno. Perdeu a eleição para Lula.

Em 2006, Lula tinha 63% de aprovação e foi reeleito com 61% dos votos válidos em segundo turno.

Em 2010, Lula tem aprovação superior a 85%. Se transferir 60% desse percentual para sua candidata, a ex-ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ela estará eleita em 1º turno.

A segunda conclusão é que cada campanha possui seu eixo central, que é importante tanto para ganhar a eleição quanto para governar.

O candidato que não estiver sintonizado com as políticas públicas sintetizadas pelo eixo da campanha não terá chance no pleito e, se for eleito e não implementá-las, terá problemas de governabilidade, como foi o caso do Collor.

Os eleitos, nos cinco últimos pleitos presidenciais, só o foram porque conseguiram transmitir para a população o compromisso com as aspirações simbolizadas pelo eixo da campanha.

Collor, por exemplo, desenvolveu uma campanha contra os marajás, que representavam o desperdício, a corrupção e a incompetência, além de ter prometido melhorias sociais. No governo, não cumpriu nenhum dos dois eixos e foi afastado.

Já FHC foi coerente com os eixos de suas campanhas, focando na estabilidade econômica na primeira e, na segunda, no medo de que sem ele a estabilidade corresse risco.

Mas, no governo, foi coerente apenas no primeiro mandato, tendo mexido no câmbio, um dos pilares da política econômica, logo após a segunda posse, fato que afetou seu apoio popular e levou à derrota de seu candidato à sucessão.

Lula foi eleito e reeleito com discurso focado nos eixos das duas eleições: geração de emprego e combate à pobreza, na primeira, e prosperidade econômica e ascensão ou mobilidade social, na segunda.

No governo, manteve-se coerente com os eixos, fato que lhe assegurou a reeleição em 2006 e apoio popular superior a 80% no final deste segundo mandato.

A terceira conclusão se refere ao ambiente político, ou seja, ao sentimento da população em relação à continuidade ou mudança das políticas e práticas governamentais.

Sempre que as circunstâncias exigiam mudança, o presidente da República não elegia seu sucessor, do mesmo modo que nos momentos em que a conjuntura era favorável à continuidade, os presidentes eram reeleitos ou elegiam seus sucessores.

Para os candidatos do PSDB, no período pós-FHC, as circunstâncias sempre foram desfavoráveis. No caso de José Serra, quando ele foi o candidato da continuidade, em 2002, o ambiente era de mudança. Agora, que é o candidato da mudança, o ambiente é de continuidade. Alckmin, em 2006, também foi o candidato da mudança num ambiente de continuidade.

Por último, o cenário sinaliza para continuidade da alta popularidade do presidente, que se envolverá cada vez mais na campanha, especialmente durante o horário eleitoral gratuito. E Dilma vem numa curva ascendente, e terá mais recursos para a campanha e mais espaço na televisão.

Com tantas evidências a favor da candidata oficial, salvo o surgimento de fato muito grave, Dilma Rousseff tende a ganhar a eleição, e, possivelmente, no primeiro turno.

*Jornalista, analista político, diretor de Documentação do Diap e autor dos livros "Por dentro do processo decisório - como se fazem as leis" e "Por dentro do governo - como funciona a máquina pública"

Congresso em Foco